segunda-feira, 14 de novembro de 2016

                                                Construcionismo




Construcionismo é uma reconstrução teórica à partir do construtivismo piagetiano, proposta pelo Seymour papert, ele concorda com Piaget, que a criança é um ser pensante e que constrói suas próprias estruturas, mesmo sem ser ensinada, porém se preocupou com a pouca pesquisa nesta área e como criar condições para que o aluno adquira mais conhecimento.
O Construcionismo implica na meta de ensinar, produzir o máximo de aprendizagem, com o mínimo de ensino. A meta também é alcançar meios de aprendizagem que valorizem sua construção mental, não valorizando suas próprias construções de mundo.
Na proposta construcionista de papert (1986-1994) o aluno, usando o computador, pode relacionar o concreto e o abstrato por meio do processo interativo que favorece a construção do  conhecimento, criar ambientes onde o aluno possa testar suas ideias teorias e hipóteses, ele viu na informática a possibilidade de realizar seu desejo de criar condições de mudanças no desenvolvimento intelectual do aluno, criou o logo, que é uma linguagem  de programação de fácil compreensão e manipulação por crianças ou pessoas leigas em computação e sem domínio da matemática, mas ao mesmo tempo o logo tem o poder das linguagens de programação profissional.
Piaget contribuiu para a compreensão do desenvolvimento humano e o Construcionismo de papert inspirou-se, em parte, na psicologia de Piaget, no qual o desenvolvimento cognitivo é um  processo de construção e reconstrução das estruturas mentais.
O Construcionismo de papert, surge como fruto de um desejo em promover um processo de aprendizagem rico de significados para quem participa dele.
Reflexão, iniciativas, interesses, desenvolvimento crítico, criatividade, são alguns elementos presentes na abordagem de papert, que unidas ao computador são uma alternativa ao antigo e ineficaz  instrucionismo.
Assim, com a utilização do computador e do ambiente virtual como estratégias e fontes de reflexão, comunicação  e aprendizagem se torna eficaz o processo de conhecimento do aluno através das novas tecnologias
















Referências:                                                                                      
                                                     http://www.fisicainteressante.com/files/artigo-  construcionismo_papert_objeto_de_aprendizagem.pdf. Acesso em jun. 16.
        
http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Thais-Cristina-Alves-Costa.pdf. Acesso jun. 16.





Nenhum comentário:

Postar um comentário